Alface nossa de cada dia na horta da Piccola Arena

Postado por Piccola Arena segunda-feira, 31 de agosto de 2009


A alface da foto embeza a horta da Piccola Arena que conta com outras variedades de verduras e temperos, que fazem parte da culinária diária do artista plástico Maurício Memória e do cardápio do restaurante Macondo da Serra, no Rocio, onde fundiona o Espaço Multimídia de Arte Contemporanea - Piccola Arena.
A alface é uma folha que tem quantidades razoáveis de vitamina A, Niacina, C e também os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro.
A vitamina A é um elemento importante para o bom funcionamento dos órgãos da visão, conserva a saúde da pele e das mucosas; a vitamina Niacina evita problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso; e a vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos.
O Cálcio e o Fósforo participam da formação dos ossos e dentes, ajudam na coagulação do sangue e na construção muscular, e o Ferro contribui para a formação do sangue.
Entre as muitas propriedades a alface é também considerada como ótimo calmante e remédio contra insônia.
Em casos de inflamação e inchaços, faz-se aplicações tópicas de cataplasmas quentes de alface.
Para compra, deve-se dar preferência às de folhas limpas, de cor brilhante e sem marcas de picadas de insetos; e para conservação, convém retirar as folhas machucadas e murchas e guardá-la na geladeira, embrulhada em saco plástico, onde conserva-se por 5 a 7 dias.
Seu período de safra é de maio a novembro.
Cem gramas de alface fornecem 15 calorias.

0 comentários

Postar um comentário

English French German Spain Italian Russian Japanese Arabic Chinese Simplified

Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

Blogumulus by Roy Tanck and Amanda Fazani