Piccola Arena cede espaço para alunos de escola municipaliza no Rocio

Postado por Piccola Arena sábado, 6 de março de 2010


Artista plástico transforma seu espaço cultural
extensão de escola municipalizada no Rocio

No primeiro semestre de 2010, alunos terão atividades culturais como música, teatro, cinema, poesia e artes plásticas em amplo espaço a poucos metros da escola. Primeira visita desperta interesse dos estudantes.

Bons ventos já sobram para a comunidade escolar do Rocio, ao lado da Fazenda Inglesa, em Petrópolis. É que o professor de História adjunto aposentado da UFRJ e artista plástico Maurício de Memória, transformou seu espaço cultural, a Piccola Arena, com duas amplas galerias de artes e teatro a céu aberto para 120 pessoas, extensão do espaço físico da Escola Municipalizada Sebastião Lacerda. Hoje ( 5 de março de 2010 ) , 30 alunos do ensino fundamental conheceram o projeto Espaço Multimídia de Arte Contemporânea Piccola Arena - pequena arena traduzido do italiano para português.
Parceiro da escola, Memória já acertou com a diretora dessa unidade escolar, professora Claudia Schmidt, uma série de atividades culturais que os estudantes vão participar até o fim do primeiro semestre de 2010. Uma vez por semana, o espaço cultural Piccola Arena, que fica a poucos metros da Escola, vai abrir suas portas para uso exclusivo dos alunos .
“ Essa parceria promete bons frutos para o desenvolvimento global das crianças, além da contribuição específica que o artista plástico Maurício de Memória tem disponibilizado dentro do nosso conteúdo programático “, comentou a diretora Claudia Schmidt.
Na visita, o artista plástico Maurício de Memória explicou a função de um espaço cultural, a importância das inúmeras linguagens artísticas, como pintura, esculturas e desenho. Os alunos fizeram um tour pelo teatro arena, galerias, ateliê do artista e a oficina de esculturas.
Empolgada com as obras expostas nas galerias da Piccola Arena, a aluna Ana Lúcia, de apenas 8 anos, da segunda série do ensino fundamental, disse que pretende ser escultora: “ são linhas as esculturas, parece que elas dizem alguma coisa “.
Como dever de casa, os alunos da Escola Municipalizada Sebastião Lacerda vão entregar na segunda-feira, dia 8 de março, uma redação com o tema “ Minha primeira visita a uma galeria de artes “ .
Palestras e Cinemateca - Dia 12 de março, às 13 horas, já estão agendadas as palestras ” A Importância da realização da Copa 2014 no Brasil “ e “ Jogos dos Povos Indígenas “, que serão proferidas pelo professor de Educação Física, Renato Freixiela, que foi coordenador geral do Comitê Gestor dos Jogos Panamericanos Rio 2007. Em vídeo e fotos, o professor Freixiela vai passar suas experiências adquiridas nos Jogos Panamericanos, Parapanamericanos e nas duas últimas edições dos Jogos dos Povos Indígenas. O último evento esportivo dos índios foi realizado de 31 de outubro a 7 de novembro de 2009, na cidade de Paragominas, no Pará. Essa competição reuniu mais de 1.300 indígenas de todo o país, além de aborígenes do Canadá, da Austrália e da Guiana Francesa. Logo depois, às 14 horas, mais 30 alunos da educação infantil, de 3 aos 8 anos de idade, também do ensino fundamental da Escola Sebastião Lacerda, participam de oficina arte, com trabalhos em argila.
No mês de abril, com data a ser definida pela direção da escola, os próprios alunos vão inaugurar a Cinemateca Piccola Arena, onde serão exibidos documentários ligados ao meio ambiente, ciência e cultura. Já agendado, o longa documentário Carlos Oswald – O Poeta da Luz, que foi autor, dentre outros, do desenho do Cristo Redentor, cartão postal da cidade do Rio de Janeiro. Oswald viveu em Petrópolis de 1930 a 1971, quando faleceu em sua casa, na Rua Carlos Gomes. É autor também, da imagem de Fátima, no Trono de Fátima e dos vitrais e painéis na Catedral de São Pedro da Alcântara. O filme, segundo o diretor executivo, Mário Jorge Monteiro, “ é uma reflexão sobre o papel do cidadão e as consequências da intervenção urbana de uma artista” .
Memória programou também com a professora Claudia, palestra sobre “ Jogos Populares “, com professor de Educação Física, Claudio Castro de Jesus, mestre em educação, coordenador pedagógico da Fundação Educandário Princesa Izabel do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Petrópolis. De acordo com o professor Claudio, o projeto consiste em resgatar os jogos populares "adormecidos", procurando, além do resgate cultural, valorizar a interação lúdica coletiva e em cooperação. “ Através dessas atividades, os brincantes podem vivenciar jogos que priorizam integração entre gêneros (masculino e feminino), aquelas que dão oportunidades de destaque para a maioria e não somente aos mais hábeis em termos de coordenação motora, permitindo, também a construção de regras e dos brinquedos artesanais “, explicou.
Neste período, os alunos vão participar de eventos ligados a música, teatro e poesia. Como rotula Memória: " onde os alunos vão respirar cultura“, e acrescentou: “ a comunidade de um modo geral também terá acesso ao nosso Espaço Cultural, com inúmeras atividades específicas“. Memória vai ajudar a escola em projeto pedagógicos que estimule os alunos a leitura.
Além da utilização pelos alunos da Escola Municipalizada Sebastião Lacerda, o Espaço Multimídia de Arte Contemporânea Piccola Arena mantém sua programação cultural, que inclui exposição de telas e esculturas do artista plástico Maurício de Memória, o III Encontro Geração Filosofia e outros eventos ligados a música, cinema e teatro. Durante o primeiro semestre de 2010, outra programação estará sendo elaborada pela artista em conjunto com o corpo pedagógico da escola para o segundo semestre. Portanto, os alunos da Escola Municipalizada Sebastião Lacerda terão, através da Piccola Arena, atividades culturais o ano inteiro.

0 comentários

Postar um comentário

English French German Spain Italian Russian Japanese Arabic Chinese Simplified

Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

Blogumulus by Roy Tanck and Amanda Fazani